quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Zika está diminuindo nas Américas, diz OMS

Zika está diminuindo nas Américas, diz OMS
De acordo com o gerente da organização Ian Clarke uma segunda onda estava prevista
para o Brasil e não está ocorrendo.

Exemplares de aedes aegypti em laboratório em Campinas. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
O vírus da zika está diminuindo sua ação na América Latina, mesmo com a região em pleno verão, informou nesta quarta-feira (1º) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Podemos afirmar que a prevalência está caindo em toda a região", disse em entrevista coletiva o gerente da OMS, Ian Clarke.

No entanto, de acordo com a agência EFE, Clarke não apresentou dados que sustentem a informação, embora tenha dito que "as curvas de progressão" da doença nos diferentes países mostram uma queda clara dos casos em relação ao ano passado.

Segundo informou a Reuters, Clarke também disse que havia a expectativa de iria ocorrer uma segunda onda da doença no Brasil, mas que isso não está sendo observado.

Nathalie Broutet, coordenadora de pesquisa sobre a zika da OMS, ressaltou à EFE que ainda não chegou a época das chuvas, quando o vetor transmissor do vírus - o mosquito Aedes aegypti - se multiplica com maior facilidade, o que deve aumentar a possibilidade de infecção.

Faz um ano que a OMS decretou uma emergência sanitária de alcance internacional por um aumento repentino dos casos de microcefalia no Brasil que se presumiu estarem ligados a uma epidemia de zika.

Dez meses depois e após se confirmar a relação direta entre a infecção e várias más-formações neurológicas, não só a microcefalia, a OMS decretou que a epidemia já não era emergência mundial, mas um problema que perduraria a longo prazo e que, como tal, deveria ser tratado.

Nesta nova estratégia era vital promover todas as linhas de pesquisa possíveis para poder entender por que um vírus que circula há meio século causa agora efeitos tão graves como as malformações congênitas. Até o momento não foi possível obter respostas conclusivas para nenhuma das incógnitas científicas.

O vírus que afetou a América Latina tinha cepa asiática, mas não se sabe se houve uma mutação que seria responsável pelos efeitos nocivos ou se estes se devem à coinfecção com os vírus que provocam a dengue e a febre amarela, transmitidas pelo mesmo mosquito e que também são endêmicas na região.


Por enquanto ainda não há uma cura para a doença e 40 vacinas estão em processo de desenvolvimento, das quais cinco vão entrar na fase de testes clínicos, para serem comercializadas em, pelo menos, quatro anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jomar Mendes, s/nº - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3407-2799

Tecnologia do Blogger.